Conheça as diferenças entre comprar imóvel na planta e pronto

 Conheça as diferenças entre comprar imóvel na planta e pronto

Uma das principais dúvidas, de quem está em busca de um imóvel para chamar de seu, é se vai adquirir a moradia ainda na planta ou já pronto. Por isso, vamos pontuar as principais diferenças que podem te ajudar a esclarecer e decidir o que é melhor para você e sua família.

Pode ser que você já consiga fazer uma busca na cartela de imóveis disponíveis e encontre o que é seu sonho de consumo. Mas se não está com pressa e ainda não achou a moradia que vai te realizar, adquirir o imóvel na planta pode ser a alternativa ideal.

Vamos aos comparativos!

VANTAGENS DO IMÓVEL NA PLANTA

Se você quer um lar do seu jeito e só vai se realizar acompanhando a construção dele, comprar na planta é o seu sonho se tornando real. E são vários pontos positivos:

1- Menos aperto no bolso

Um dos pontos positivos de comprar o imóvel na planta é o investimento inicial, que em geral é mais barato que do imóvel pronto. E você também terá mais tempo para planejar o pagamento das prestações. Pois diretamente com a construtora, as prestações são sincronizadas de acordo com o cronograma da obra.

Há alternativas para negociar a entrada, o percentual mínimo a pagar das parcelas, assim como o valor de parcelas intermediárias - a cada três meses, semestrais e anuais. E quando o imóvel é finalmente entregue a você, o saldo restante é financiado com o banco.

2- Bem mais valorizado

Aproveitar a oferta de lançamento da construtora também pode te render bons negócios. O seu investimento inicial é mais baixo e lá na frente você tem um bem mais valorizado. Essa é a lógica da aquisição do imóvel na planta, que pode te gerar um retorno financeiro interessante, se seu objetivo for vende-lo.

3- Menos burocracia

Na planta, a documentação costuma ser menos burocrática, uma vez que a assinatura é uma promessa de compra e venda e não um contrato definitivo. E como não há um proprietário anterior, a relação do comprador será diretamente com a construtora.

4- Instalações de primeira

Tudo novinho em folha! Por muito tempo, você não terá que se preocupar com pinturas, manutenção, consertos, entre outros detalhes que um imóvel recém construído pode te oferecer. E você poderá verificar com a construtora sobre as instalações elétricas, posicionamento das tomadas, e até mesmo escolher o acabamento que deseja para o banheiro e área de serviço, por exemplo.

5- Sem correria

Você terá tempo até que a obra seja concluída e poderá se programar melhor para organizar a mudança e planejar tudo o que deseja adquirir para seu lar. Além disso, você poderá analisar como será seu dia a dia no futuro endereço, quanto ao que o bairro oferece, como supermercado, escola, academia e lojas.

VANTAGENS DO IMÓVEL PRONTO

Se agilidade é seu principal critério e atende melhor a necessidade da sua família, temos considerações que você vai gostar:

1- Mudança imediata

Se sua prioridade é se mudar o quanto antes, comprar um imóvel pronto já define que essa é a opção ideal para você. E buscar por uma propriedade administrada por imobiliária de confiança te garante a certeza de conquistar a moradia regularizada e pronta para ser o seu lar. E mesmo que o investimento inicial seja maior que na planta, você pode facilitar a aquisição com o FGTS, por exemplo.

2- Realidade do imóvel

Desde a primeira visita com o corretor de imóveis, você já terá a real noção de como é a propriedade em questões práticas do dia a dia. Isso vale tanto para o espaço interno, se atende de fato a sua necessidade, se é arejado, como é o nível de barulho, como é a área de serviço, iluminação natural etc. Como também para observações do prédio, no caso de apartamento, fatores de acessibilidade e estrutura em geral.

3- Mais opções e possibilidades

Se o que te atende é comprar um imóvel pronto, até para escolher pode ser mais fácil. Com uma lista de prioridades sobre preferência de localidade, número de quartos e vagas na garagem que precisa, se deseja casa ou apartamento, você já consegue filtrar o suficiente para visitar as possibilidades na cartela de imóveis da imobiliária e ter ajuda do corretor para definir o melhor para você e sua família.

4- Investimento concreto

Pagou, levou! Comprar algo já pronto é uma satisfação e tanta. Para muitos, esperar por uma encomenda não é uma opção. E você tem o retorno imediato, uma vez que já vai adquirir e ter no seu nome a propriedade.

5- Preço de acordo com o imóvel

Mesmo que o investimento inicial do imóvel pronto seja mais elevado, você pode conseguir fazer um bom negócio se adquirir uma propriedade que já foi habitada. Como mencionamos sobre a valorização do imóvel recém construído, a mesma lógica vale para o que já teve moradores. Com a assessoria da Redeplan, você consegue adquirir o bem com um investimento justo, conforme a situação do mercado.


E então? O que é melhor para a sua realidade? Independente se você prefere um imóvel pronto ou na planta, a Redeplan pode te ajudar a buscar a sua casa própria, com condições diferenciadas. Se ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente!