Família cresceu, e agora?

Se o espaço ficou pequeno para acomodar a família toda, você sabe que é hora de mudar. Realizar uma mudança residencial pode não ser tarefa fácil, o primeiro passo é se aventurar na busca pelo imóvel que seja ideal para a sua família e, claro, para o seu bolso.

Existem no mercado diversas opções e, em um primeiro momento, você pode ficar perdido em meio a tantas ofertas. Logo, o questionamento que fica é: como escolher da melhor forma o imóvel ideal diante de tantas possibilidades? É preciso estar atento a uma série de questões para não tomar a decisão errada. A primeira delas é: 


Vale mais pena a comprar ou alugar? 

A resposta ideal depende das suas condições financeiras e também do planejamento de sua família. Ambas as alternativas podem ser vantajosas, por isso, cabe a você decidir qual atende as suas necessidades da melhor forma.


Ao comprar um imóvel, além de ser possível realizar qualquer tipo de reforma, o imóvel pode se valorizar com o tempo, o que também conta para o seu patrimônio e como um investimento para o futuro. 

Mas, caso alguém em sua família tenha um emprego que exige que se mude de tempos em tempos, talvez o aluguel seja mais propício. Um ponto positivo é que se é possível investir o dinheiro da compra em algum outro ativo enquanto mora de aluguel.


Agora que você já sabe se quer comprar ou alugar um imóvel, o próximo passo é escolher uma entre as várias opções existentes no mercado. Independentemente de compra ou aluguel, a escolha do imóvel passa por um mesmo processo. É preciso estar atento para evitar problemas no futuro, por isso,


Defina o que sua família precisa 

Quantidade das pessoas irão morar na residência? É essencial que o quarto principal seja uma suíte? E quanto ao tamanho da cozinha, sala e outros cômodos? Qual o número de banheiros necessários? Para decidir quais são as suas necessidades, verifique o tamanho e composição de sua família. Por exemplo, em casos de crianças pequenas, brinquedoteca e parquinho em um condomínio podem ser fatores consideráveis. Mas, em casos de filhos adolescentes ou adultos, talvez seja fundamental que cada um deles tenha seu próprio quarto na casa, por questões de privacidade.

 

Antes mesmo de sair em busca de imóveis no mercado, defina todos os pontos de necessidade de sua família, assim como também os desejáveis, estes poderão ser utilizados para desempate em caso de haver dúvidas em mais de uma opção. É preciso considerar se o imóvel é bem localizado, se a vizinhança é agradável, alguns pontos como piscina e garagem podem não ser essenciais, mas podem valorizar mais um imóvel do que outro, e, nesse caso pode-se optar por conforto ou economia, por exemplo.


Busque por um corretor de imóveis

Nessa hora, um bom corretor de imóveis pode se tornar o seu melhor amigo. Especifique á ele as suas reais necessidades, você pode, por exemplo, fazer uma lista por escrito do tipo de imóvel que você procura, informando a região que deseja, a faixa de valor que cabe no orçamento de sua família, o tamanho e outras eventuais exigências. Ao perceber que você está realmente interessado, ele poderá buscar com mais empenho o imóvel ideal. Se vocês mantiverem uma proximidade poderá perguntar os motivos dos antigos compradores estarem se mudando, qual seria a proposta mínima de valor que eles aceitariam, se há algum problema na região ou na vizinhança e se outras pessoas estão interessadas. 


A Redeplan possui corretores dedicados a ajudar pessoas que buscam pelo seu imóvel ideal, garantindo sucesso na busca pela sua nova residência, evitando uma série de dores de cabeça no processo.

Vale ressaltar que, embora estejamos passando por um processo delicado, onde todos se encontram em quarentena, a Redeplan segue atendendo seus clientes de forma remota, seja por telefone ou de forma online e, todo o processo de compra e venda ou aluguel de um imóvel (negociação, assinatura de contrato e etc) é possível ser feito sem precisar ir até a imobiliária.