Quais as vantagens de contratar uma imobiliária?

Muitas vezes, na intenção de economizar nas negociações de compra, venda e aluguel de imóveis, algumas pessoas optam em não contratar os serviços de uma imobiliária. Porque, afinal, essa etapa é realmente necessária?

Primeiramente, é fundamental considerar que uma imobiliária possui qualificação adequada para oferecer segurança à todas as partes envolvidas no processo de compra, venda e aluguel de imóveis. Esse processo vai ainda além dessas transações: envolve consultoria jurídica, intermediação na negociação e conhecimento de mercado, o que garante que todas as partes saiam satisfeitas. Sem contar que o acompanhamento e intermediação da aquisição do imóvel  pode tornar tudo mais fácil e seguro.

As funções da imobiliária vão desde a decisão de adquirir um imóvel, ou colocá-lo no mercado – quando são fixados os preços, até o fechamento do contrato. É a imobiliária quem também administra imóveis locados. O seu papel é facilitar os processos de aluguel, compra e venda de imóveis de todos os tipos, oferecendo segurança e comodidade, intermediando a relação entre inquilino e locatário e garantindo os deveres e direitos de ambas as partes.

As imobiliárias contam com estrutura e profissionais especializados para impedir qualquer tipo de conflito ou situações injustas durante o processo, isso evita dores de cabeça para todas as partes envolvidas, além de ficar responsável por toda a parte burocrática. Os corretores trabalham para otimizar e facilitar os processos envolvidos e podem ter o trabalho considerado bem sucedido quando todas as partes ficam satisfeitas.

Se você deseja fazer um bom investimento na compra, venda ou aluguel de um imóvel, contar com uma imobiliária pode ser o primeiro passo para não se enganar e poder fechar um bom negócio. Uma imobiliária pode te fornecer informações sobre a valorização comercial do imóvel e da região na qual se encontra, vantagens e desvantagens que a casa ou o apartamento apresenta, bem como análises de como o imóvel poderá se valorizar ou desvalorizar nos próximos anos. Além disso, a compra, venda ou aluguel de um imóvel envolve muitos processos burocráticos como o registro do imóvel no nome do novo proprietário, a redação de um contrato que tenha valor legal e que atenda aos interesses do proprietário e do comprador, entre outros. Nesse cenário, a imobiliária se dispõe da responsabilidade de toda a parte burocrática.

Anunciar em uma imobiliária pode ser ainda mais vantajoso, é o caso de quem opta por anunciar com exclusividade. Isso porque, os corretores darão uma maior atenção para o imóvel – já que é através da exclusividade que se tem centralidade de informação, ou seja, acesso a todas as informações de quem, como e quando acontecem as visitas, de forma ordenada. E não é necessário cuidar de inúmeras variáveis diferentes, colocando até mesmo a sua segurança em risco.

Vale ressaltar que a exclusividade imobiliária também beneficia o comprador, porque permite que esse tenha a tranquilidade de saber que o imóvel que irá visitar não é o mesmo que visitou com outro corretor. Isso acontece porque é bastante comum algumas imobiliárias anunciarem a mesma casa ou apartamento de forma diferente, o que faz com que muitas pessoas se interessem e vá visitar acidentalmente um imóvel que já fora visitado anteriormente. Nesse sentido, apesar de ser um ponto delicado no processo de compra e venda, o contrato de exclusividade imobiliária pode ser visto como um grande aliado para garantir a segurança física e jurídica do imóvel e proprietário, além de ser uma opção interessante para acelerar o processo de venda ou locação, o que reflete diretamente na qualidade da negociação. 

Aqui na Redeplan contamos com todos esses benefícios além de alguns diferenciais, como:

1. Na Redeplan existe uma plataforma onde o proprietário consegue ter todas as informações sobre seu imóvel (repasses de aluguel, situação dos contratos e outras informações importantes)

2. Essa plataforma também funciona para o inquilino, onde ele consegue tirar segunda via de boletos, realizar alterações cadastrais, consultar informações de seus contratos, entre outros.

3. Na Redeplan é possível comprar e alugar de forma remota

4. Aqui fazemos assinatura digital

5. Contamos com uma grande e especializada equipe de corretores.