Sonho da casa própria: O guia de como se planejar financeiramente

Quem não sonha com a casa própria? Viver em um lugar só seu, livre do aluguel, onde você possa customizar de acordo com o seu estilo é uma das melhores sensações da vida. Entretanto, a realidade é que é preciso ter disciplina para conquistar este sonho.

O planejamento financeiro é essencial para uma de suas maiores conquistas, com um pouco de paciência e muita força de vontade é possível juntar a quantia necessária para a realização desse sonho.

Veja a seguir as dicas que preparamos para você se planejar financeiramente!

1 - Organize suas finanças

Para realizar o sonho da casa própria a primeira coisa a ser feita é se organizar financeiramente já que comprar um imóvel exige um alto investimento. Você pode começar identificando os seus ganhos e custos mensais.

Isso pode ser feito em uma planilha de Excel ou aplicativos financeiros, por exemplo. Dessa forma será mais fácil determinar a porcentagem do orçamento mensal que será destinada a compra.

2 - Crie metas

Trabalhar com metas também é uma maneira de se organizar e conseguir juntar uma quantia maior. Estabeleça o valor que será necessário e se esforce para atingir esse número. Defina a porcentagem mínima de dinheiro que será reservado a cada mês. Além disso, você pode criar metas gradativas para que a cada mês a porcentagem reservada seja maior.

Comprar uma casa é um investimento, e um conselho comum que se tem no mundo de investimentos é não "guardar o que sobrar no mês",  e sim "separar o valor proposto e viver com o que sobrou". Parece que muda pouco, mas é uma forma totalmente diferente de pensar, que te deixa mais próximo de alcançar o seu objetivo.

3 - Analise as possibilidades de aplicação do seu dinheiro

O ideal é que enquanto você estiver juntando dinheiro ele seja aplicado em algum investimento financeiro com baixo risco. Deixar o dinheiro parado na conta corrente não é uma boa opção, devido a desvalorização causada pela inflação.

Uma boa alternativa é fazer aplicações em renda fixa, que possuem um risco menor que a renda variável (ações e fundos de investimento) e normalmente renderá mais que a inflação, aumentando o poder de compra no futuro.


4 - Veja qual tipo de imóvel se enquadra em seu orçamento

Faça uma pesquisa de mercado para saber os preços de imóveis. Imóveis novos, antigos, na planta ou em fase de construção podem apresentar uma grande variação de valor. Analise qual é o melhor para o seu bolso.

5 - Identifique as formas de pagamento À vista

Comprar um imóvel à vista é uma boa forma de não acumular dívidas financeiras. Entretanto, como os valores de imóveis são bem altos nem sempre é possível fazer o pagamento integral de uma vez. Uma das vantagens do pagamento integral do imóvel à vista é o maior poder de negociação, que pode resultar em um preço menor.

Financiamento

Antes de fechar o processo de pagamento do imóvel pesquise sobre as formas de pagamento que você pode escolher para o imóvel escolhido. No site da Caixa é possível fazer uma simulação de acordo com as informações que você adicionar. Algumas construtoras também oferecem a opção de financiar o imóvel diretamente com elas, o que pode ser bem vantajoso e menos burocrático.

Quanto maior o valor pago de entrada no imóvel, menor tende a ser os anos de financiamento. Junte o máximo que você conseguir para dar a maior entrada possível. As parcelas do financiamento podem afetar drasticamente o seu orçamento familiar, então procure reservar até 30% do seu orçamento mensal para elas.

6 - Peça ajuda profissional

Mesmo que você tenha se planejado e alcançado as suas metas, dúvidas podem aparecer. O processo de compra de imóveis envolve documentação, planejamento financeiro e os financiamentos são bem burocráticos. Então não se sinta mal em solicitar ajuda de um profissional experiente, como um consultor de imóveis.


Portanto, a organização financeira é o primeiro passo a ser tomado por quem deseja realizar o sonho da casa própria. A tarefa pode ser exaustiva no início mas com determinação é possível atingir as metas definidas.


Está pensando em financiar a casa própria? Entre em contato com a Redeplan, nós podemos te ajudar.