03 Mitos do Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário no Brasil é uma área bastante valorizada, especialmente nos grandes centros urbanos. Como os valores envolvidos nessas transações costumam ser numerosos, é comum que as pessoas criem e espalhem alguns mitos e inverdades sobre o setor. 

A compra de um imóvel envolve muitos questionamentos. Além de ter que decidir o melhor tipo de imóvel, a localização mais adequada e a forma de pagamento mais viável, o comprador também se vê rodeado de vários mitos que acaba levando em consideração como verdade, como por exemplo: que o financiamento é muito burocrático, que alugar direto com o proprietário é melhor do que alugar com uma imobiliária, ou ainda, que muitas imobiliárias anunciando seu imóvel significa mais chances de vende-lo ou aluga-lo. Aqueles que não tem muito conhecimento sobre compra e venda de imóveis podem ficar inseguros com o volume e a variedade de informações disseminadas a respeito, o que pode levar interessados em potencial a desistirem de uma negociação, ou até levar profissionais a fecharem negócios pouco vantajosos, por conta da desinformação. 

Para evitar tais situações, nesse primeiro de Abril, dia da mentira, vamos desmistificar alguns desses mitos acerca do mercado imobiliário, de modo que eles não se tornem problemas futuros.


Financiar um imóvel é muito burocrático.

A maioria das pessoas acredita que não irão encontrar opções de financiamento eficazes e sem muita burocracia para a aquisição de um imóvel sem mesmo procurar por estes créditos. É claro que, para conceder recursos para uma operação de grande repercussão, como o financiamento imobiliário, as instituições financeiras precisam de formalidade e algumas garantias. Contudo, o acesso ao crédito vem sendo facilitado cada vez mais, visando sempre o aquecimento do mercado. 

Existem diferentes opções para diferentes perfis de compradores. Pesquisando bem e investindo em um imóvel compatível com o seu perfil é possível encontrar o financiamento adequado para a sua capacidade de pagamento, sem muita burocracia. É preciso que, antes de qualquer coisa, toda a documentação solicitada seja providenciada, o que pode tornar o processo um pouco lento. Mas, assim que apresentado todos os documentos exigidos, o processo ocorrerá com agilidade.


Alugar direto com o proprietário é melhor do que alugar com uma imobiliária.

Buscando evitar a taxa de administração mensal de uma imobiliária, ter um aluguel mais rentável ou ainda, repassar esse desconto para o locatário, inúmeros proprietários alugam diretamente seus imóveis, acreditando que essa seja a melhor opção. Ledo engano. A administração de uma locação envolve bem mais do que apenas cobrar e receber o aluguel. Os serviços prestados por uma imobiliária vão desde a análise documental do locatário e fiador até assessoria jurídica, se necessário. E, caso haja problemas no contrato de locação, caberá ao proprietário solucionar esse problema, o que acarreta um valor bem maior do que a taxa de administração mensal, sem contar na dor de cabeça. 

A locação direta com o dono do imóvel pode oferecer ainda riscos e desvantagens como risco de golpe, o que pode lesar tanto o proprietário quanto o interessado em alugar. Problemas contratuais, o contrato de locação é um instrumento essencial ao alugar o imóvel, é nele que o acordo verbal entre locador e locatário é firmado, tendo validade legal. Todavia, alguns proprietários não se atentam a isso, ficando mais sujeito a lidar com problemas pela falta do contrato ou cláusulas necessárias para garantir a sua segurança ao locar seu imóvel. Nesse caso, uma imobiliária que ofereça esse tipo de serviço pode arcar com uma consulta a um profissional da área jurídica, facilitando o processo. Ao longo do contrato de locação é comum também surgir problemas no imóvel locado, seja com o locador, seja com o locatário, o que pode causar conflitos e desentendimentos que podem se prolongar e muitas vezes gerar processos. Quando essa transação é feita pelo intermédio de uma imobiliária, a resolução dos conflitos é mais fácil e agradável. 

Um bom contrato de administração e uma intermediação com uma imobiliária  profissional e competente é a melhor forma para evitar qualquer futuro problema.


Quanto mais imobiliárias anunciarem meu imóvel melhor.

Outro mito frequente do mercado imobiliário. Anunciar em várias imobiliárias não resultará em mais conversões ou vendas. Só fará com que os seus potenciais clientes vejam que você só está preocupado em faturar e obter mais vendas. Além disso, os corretores buscam se dedicar a venda de imóveis exclusivos, isso porque, terá mais tempo para trabalhar e sabe que está trabalhando sozinho na venda, ou em parceria com corretores de confiança, o que traz uma maior tranquilidade para negociar o imóvel por um preço justo. 

Os clientes também gostam de realizar negócios com especialistas, pois eles procuram profissionais que possam dar todo o respaldo e segurança necessário, para que eles realizem seus investimentos de forma rápida e segura.

O segmento de imóveis é um dos que mais sofre com especulações do mercado, trazendo muitas verdades e mitos. Isso gera insegurança em quem está buscando informações, resultando em instabilidade no mercado. Para isso, é importante esclarecer a verdade sobre esses boatos, de modo que os profissionais possam trabalhar com mais calma, destreza e sossego sobre diversos temas além do fato de poder passar essa tranquilidade para o cliente e deixá-lo mais à vontade para fazer negociações.