Como identificar vazamentos no seu imóvel?

Vazamentos e problemas de infiltrações costumam gerar muita confusão em condomínios. Os vazamentos dentro dos apartamentos parecem acontecer sempre da mesma forma. Primeiro, nota-se uma mancha no teto ou na parede, em seguida a água começa escorrer e, no fim, é preciso uma grande reforma para reparar as infiltrações e vazamentos. Todavia, não é bem assim que as coisas funcionam. Esses vazamentos e infiltrações podem acontecer de forma silenciosa dentro dos apartamentos. As manchas nas paredes e goteiras costumam ser reflexo de um problema maior que já está acontecendo há muito mais tempo. Por isso, é importante fazer uma manutenção constante do sistema hidráulico de seu apartamento e realizar testes de vazamentos.

Como encontrar vazamentos em apartamentos

Pelo fato da maioria das pessoas não terem acesso a conta da companhia de saneamento e, dificilmente, acesso ao registro de água – que costuma ser único para todo o condomínio, localizar os vazamentos em apartamentos acaba se tornando uma tarefa mais difícil.

Nesses casos, a melhor alternativa é buscar um profissional qualificado para buscar a melhor solução para seu apartamento. Assim sendo, cabe ao profissional escolher a melhor forma de se encontrar vazamentos para a situação.

Mas, alguns indícios de infiltração podem serem notados, para isso é necessário se atentar aos detalhes antes que o problema piore. Geralmente, os tetos de banheiros costumam ser os lugares mais comuns para se ter uma infiltração. Por se tratar de uma área que tem uma constante humidade, é mais comum ocorrer uma infiltração. Por isso, é importante verificar se o sistema de impermeabilização é de qualidade.

Para conseguir identificar os vazamentos ou infiltrações fique ligado á:

·         Manchas escuras nas paredes e no teto do apartamento; ·         Quando a pintura começa a descascar; ·         Azulejos soltos; ·         Surgimento de bolhas na pintura; ·         É possível notar umidade nas paredes; ·         Mofo no apartamento;·         Rodapés soltos manchados.

É muito importante que o síndico e o morador do apartamento estejam atentos aos primeiros sintomas de infiltrações. Assim que observar indícios de vazamentos entre em contato com o síndico do condomínio ou zelador. Informe o problema e solicite uma vistoria no apartamento. Não efetuar os reparos de um vazamento pode causar danos à estrutura do condomínio. Além disso, há um  gasto excessivo de água que acaba por aumentar os custos da conta no final do mês.

Vazamentos entre apartamentos

Uma das principais dificuldades nos apartamentos é que o vizinho de baixo sempre sente o reflexo dos vazamentos no apartamento de cima, o pode levar a um grande empasse, desde a localização do vazamento até o reparo do problema. É preciso saber onde aconteceu o vazamento para resolver qualquer tipo de conflito.

Os prédios costumam ter dois “sistemas” de encanamento diferentes.  O vertical, é a parte do encanamento que fornece o abastecimento de água para cada unidade, conduzindo a água para todos os andares, além de coletar o esgoto de cada apartamento. Este encanamento acompanha a verticalidade do prédio. Todos os problemas encontrados nesta rede são de responsabilidade do prédio. O horizontal, que conduz a água da rede vertical pelos apartamentos. diretamente ligada às colunas coletoras verticais. A responsabilidade pela rede horizontal é de cada unidade, ou seja, problemas nesta rede devem ser pagos pelo dono do apartamento.

Se verificar manchas nas paredes, o vazamento provavelmente ocorre no sistema que é responsabilidade do condomínio, ou seja, o vertical, e você deve comunicar o síndico para resolver o problema. Caso o vazamento ocorra no teto, a responsabilidade, provavelmente, é do vizinho de cima, ou seja, acontece no sistema horizontal.

Quando há um vazamento, é preciso solicitar uma empresa especializada em caça vazamentos afim de encontrar onde está a raiz do problema, para apenas assim determinar de quem é a responsabilidade e quem deve pagar pelo problema. Se o vazamento está acontecendo na rede vertical, antes do registro geral do apartamento, então a responsabilidade é do prédio e do síndico. Desse modo, basta que o condômino acione a administração do prédio para receber o problema. Se o vazamento está acontecendo do registro para frente, na rede horizontal, então é o morador que deve resolver o problema. No caso de vazamento entre apartamentos, o responsável pelo conserto e pelos danos é o morador do apartamento de cima. Claro que nem sempre este tipo de problema pode ser resolvido de forma fácil, rápida ou até mesmo amigável. Por isso é importante saber o que fazer quando o responsável pelo vazamento não aceitar esta responsabilidade.

Os apartamentos, assim como as residências comuns, também estão suscetíveis à vazamentos, o que faz com que condomínios geralmente calmos e sem complicações, virem uma zona de combate quando o assunto são vazamentos. Este é um problema muito chato e que pode deixar muita gente indisposta, criando até mesmo desavenças entre vizinhos. Por isso, a detecção precoce de um vazamento de água pode poupar dinheiro e evitar desastres potenciais.